Minha lista de blogs

domingo, 3 de julho de 2011

A Lua Nova de Câncer

A Lua Nova deste mês será outra vez um eclipse, o primeiro de uma nova série do ciclo de Saros – um ciclo de 1260 anos –  e poderá ser visto (somente) na região da Antártida.


Ele ocorrerá aos 09°12’ de Câncer, primeiro dos três signos do elemento água, cardinal, regido pela Lua, e que marca o solstício de verão para o Hemisfério Norte e do Inverno para o Hemisfério Sul. Na religião católica comemora-se nesta época a festa de São João Baptista – o precursor de Cristo:  “depois de mim vem um maior que eu, do qual eu não sou digno de lhe desatar as sandálias” (Jo 1.27).

É a qualidade disponível no signo de Câncer que vai nos ajudar a trabalhar com o mecanismo de memória que foi condicionado em você durante a primeira fase do seu aprendizado.  Para ter acesso a este comando sugerido, é necessário que o ritmo daquilo que você faz de forma mecânica seja modificado – e não é por acaso que teremos a ajuda de mais um eclipse.  Além disso, continuamos a receber uma carga muito grande de energia eletromagnética - devido às continuas explosões solares - possibilitando assim a ampliação da consciência humana, no sentido de podermos alcançar outros patamares de realidade.  

O novo necessário neste momento vem do mundo de possibilidades que todos nós recebemos no ciclo anterior do signo de Gêmeos.  Cabe ressaltar aqui que nunca no mundo tivemos tantas possibilidades, tantas opções de escolha.  Basta dar um enter no Google e em poucos segundos teremos um número avassalador de repostas para uma única questão.  Vemos as mesmas possibilidades nos supermercados, com uma grande oferta de produtos, e nas lojas uma diversidade também avassaladora de produtos e aparelhos eletrônicos – renovados constantemente - além de inúmeros outros itens de consumo completamente desnecessários para o nosso desenvolvimento, fazendo com que o cérebro entre numa dança desenfreada de estímulos, gerando angústia para uns, prazer para alguns outros, e provavelmente desconforto para um grande numero de pessoas. 

De toda forma, temos de admitir que é realmente extraordinária a oportunidade que estamos vivendo hoje. Mas um universo tão rico de possibilidades só pode ser bom para aquele que sabe quais são as escolhas que vai fazer.   Se não soubermos o que queremos, ficamos perdidos, dispersos e não teremos como gestar algo útil, fazendo com que o processo acabe sendo abortado rapidamente. 

Portanto, este é o momento da escolha, e é a qualidade presente no signo de Câncer que traz a possibilidade da gestação, de nutrir aquilo que você quer desenvolver.  Agora você pode  estruturar a sua base, os seus sentimentos, as suas raízes, a forma do que quer realmente ser.

Câncer é o domicílio da Lua, o lugar onde tudo se repete, nada se cria. Então, deste símbolo podemos apreender que há uma força grande que procura reter você num padrão de repetição, mesmo contando com tantas opções de novos futuros disponíveis, isto porque nele está a nossa memória e a nossa ancestralidade. É justamente esta memória, esta capacidade automática de registrar e armazenar dados que pode impedir você de perceber os modelos existenciais a que está preso. Assim sendo, se você quer realmente exercitar seu livre arbítrio para poder agregar um valor maior para a sua existência –  e assim poder construir um novo destino, –  vai ter de mexer nos seus mecanismos de memória e no sentido ilusório de segurança que os hábitos tendem a oferecer. 
Se isso não ocorrer, a tendência é que o seu passado determine o que vai ocorrer no seu futuro, porque lembrar o que aconteceu no passado é o mesmo que reviver o passado no presente, ou seja, suas chances de diferenciação como ser, de poder agregar valores mais elevados para o seu verdadeiro e necessário crescimento espiritual – libertando-se assim dos apegos materiais e emocionais –  ficam muito reduzidas.  Somente gestando algo novo, mudando seus hábitos, desapegando-se emocionalmente do seu passado é que você terá a chance de criar outro padrão de memória, permitindo-se assim afastar-se da pressão sofrida por aquele passado.
Câncer é também o signo da imaginação, e muitas vezes é esta imaginação subjetiva que determina a sua vida e o leva sempre para o mesmo lugar.  Por isso o animal que representa este signo é o caranguejo –  que vive em mangues (atolado), com uma crosta muito dura (mostrando uma casinha fechada e escondida), que come carne velha e podre, caminha de lado e inacreditavelmente anda também para trás! 
A imaginação é a base daquilo que vamos fazer no futuro, mas deixá-la agir de forma desenfreada pode fazer com que você se perca do padrão escolhido, deixando a emoção tolher completamente o seu objetivo, e aí você aborta as suas escolhas de forma inconsciente.
O céu do momento indica que é necessário que você aprenda a se posicionar de forma mais assertiva, e que desenvolva habilidade naquilo que escolheu fazer.  Surgem muitas ideias, e é preciso focar, dar um ritmo melhor para as suas atividades, para poder gestar com mais segurança.  Há necessidade também de inovar e de saber lidar com o imprevisível – portanto, os projetos devem ser mais flexíveis, porque saber adaptar-se passa a ser uma regra.   Escolha bem as palavras, pense antes de falar e de fazer suas escolhas – quando a intenção não é acompanhada de um gesto efetivo, a tendência é a de ficar preso a padrões completamente enrijecidos e ultrapassados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário