Minha lista de blogs

quinta-feira, 3 de março de 2011

Lunação de Peixes dia 04 de março de 2011


A Lua Nova deste mês ocorre aos 13°55’de Peixes, signo regido pelos planetas Júpiter (tradicional) e Netuno (moderno).  Um expande o nosso ser, e o outro o dissolve, como uma grande expiração... 

O signo de Peixes representa o sentimento de compaixão, o amor universal, a misericórdia, a renúncia, a inspiração, a sensibilidade e a nossa imaginação.  É o ultimo dos signos de água, sensível, sedutor, altamente emocional e muito impressionável. No seu simbolismo os peixes estão unidos no sentido contrário por um fio que liga as duas bocas opostas – o espírito e a matéria, sugerindo assim a integração de todas as nossas partes.  É este o ultimo signo do zodíaco, encerrando assim um ciclo anual e abrindo as portas para a contemplação do universo, fazendo-nos sentir o quanto somos parte dele. 

Analogamente, sentimos neste momento um questionamento forte, uma urgência no sentido de avaliarmos o que fizemos com as nossas vidas neste ultimo ano.   Para compreender este anseio, é necessário que você tenha coragem de fazer um mergulho interior – como os peixes (que vivem embaixo da água).  Mergulhar é silenciar, é esvaziar-se totalmente, de forma consciente, mantendo um sentido firme de renúncia a tudo que tenha relação com o ego, para que o seu corpo, o seu Ser possa servir de passagem para a manifestação divina.  Li uma vez no Tao Te King uma mensagem de Lao-tsé (570-490 a.C.), que dizia assim:

“Trinta raios convergentes unidos pelo meio formam uma roda; mas é o vazio central que permite  a utilização do carro. Os vasos são feitos de argila, mas é graças ao seu vazio que podem ser usados. Uma casa é cortada por portas e janelas, mas é o vazio delas que a torna habitável. Assim o ser produz o útil, mas é não-ser que o torna eficaz.”

É necessário ter coragem e ousadia para a expressão do não-ser, para a dissolução do ego, a qualidade pisciana disponibilizada neste ciclo. Portanto, observe com atenção a tendência a fugir e congelar os seus sentimentos, suas emoções, suas memórias pelo medo de que a vida possa não retornar, fazendo com que este vazio, que você sente de forma subjetiva, fique preenchido de coisas passadas, não resolvidas, não encaradas.

De forma simples, pode-se apreender um pouco mais deste signo quando observamos o comportamento dos peixes. Achei na internet alguns conceitos importantes -  seu impulso é sempre para frente; não há separação no seu corpo – a cabeça está unida ao corpo sem divisão; o ambiente onde ele vive, a água, reflete e espelha o céu.  Os peixes mais superficiais são claros e coloridos e os das águas mais profundas são mais escuros e apresentam algumas armas na cabeça, indicando suas polaridades.  Eles desovam uma enorme quantidade de ovos, deixando a fecundação ao acaso. A maior parte serve de alimento a outros peixes, nascendo, dessa enorme quantidade, às vezes apenas dois peixinhos.
Vão para longe de seu lugar de origem, espalhando-se por rios, mares ou lagoas, mas na época da desova, voltam ao mesmo ponto de origem e depois vão para longe outra vez.

Assim podemos concluir em parte, que a saída está em buscar um caminho que o ajuda a desenvolver a sua capacidade de aceitação, de renúncia e de amor – que é o caminho do auto-conhecimento, do desenvolvimento do espírito e não somente da matéria. Lidar com este “eu” que acreditamos que somos e colocá-lo no seu lugar é o grande trabalho de desenvolvimento do ser humano.  ‘Peixes’ é um signo de coragem, de ousadia, tão bem representado por Jesus Cristo, que de forma sublime e amorosa segue o seu caminho sem relutar.  Há nele uma grande ousadia, e a ousadia precisa de consciência. 

Em termos práticos, você vai perceber que com a energia pisciana presente falta objetividade, há mais dispersão e mais idealismo.  Portanto, a tendência é a de fugir das situações mais difíceis apresentadas, provavelmente devido a uma inquietação emocional muito forte, e que pode fazer com que você se aproxime dos processos de fuga com mais facilidade, isto porque quer de alguma forma transcender ou superar esse sentimento.  

A melhor forma de lidar com esse ciclo é com coragem e ousadia, para ser legitimo naquilo que você vai germinar.  Procure uma forma generosa de expressar para você mesmo aquilo que quer ser daqui para frente.  Procure lidar com seus relacionamentos de forma mais consciente, encarando aquilo que a vida vai lhe oferecer por meio deles – contemple o mais belo e o sublime no outro, assim você poderá ter um ponto de vista do real significado da sua vida.  Há um universo de possibilidades disponível.  Urano entrará no signo de Áries definitivamente no dia 11 de março, e vai oferecer a todos nós um novo impulso, um sentido de libertação e uma grande energia para lidarmos de forma mais positiva e fraterna com aqueles que também são parte de nós – a humanidade.
Ouse, acredite, use a imaginação e a criatividade.  Prove a você mesmo que a impossibilidade da ação muitas vezes surge somente para testar a sua verdadeira capacidade de superação. Aceite com amor as circunstâncias que estão sendo colocadas para o seu crescimento.


Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Encerrando 
ciclos, fechando portas, terminando capítulos – não importa o nome que damos, o 
que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário